1 - Ferramentas de Coordenação |
Elas organizam e subsidiam a dinâmica de um curso e são utilizadas pelo professor para disponibilizar material didático de apoio às atividades dos alunos. São representadas por diversas ferramentas que podem ser encontradas nos ambientes virtuais de aprendizagem. No geral, elas são denominadas pela funcionalidade que lhes é atribuída.São ferramentas que oferecem os recursos para informar, orientar e avaliar o desenvolvimento do curso. Tais ferramentas podem ser divididas:
A) Ferramentas de organização do curso ou coordenação do processo
São ferramentas que informa aos alunos como ocorrerá o curso, tempo de duração, os objetivos do curso, o que é esperado dos alunos, avaliação, etc. Aqui estão os recursos de Estrutura do Ambiente (descrição dos recursos), Dinâmica do Curso (plano do curso) e Agenda (divulgação da proposta de trabalho, que pode ser organizada em Módulos, Semanas, etc.)
B) Ferramentas de apoio do professor ou de coordenação Pedagógica
São ferramentas que possibilita a publicação das Atividades do curso, Material de Apoio (guias, tutoriais) e Leituras (textos de referência, sites na Internet, etc.). O recurso Perguntas Freqüentes reúne as perguntas mais comuns dos alunos e a resposta do professor. A Parada Obrigatória é um espaço para reflexão e questionamento.
2 - Ferramentas de Comunicação |
Reúnem o Fóruns de Discussão, Bate-papo e Correio, internos ao ambiente.
3 - Ferramentas de produção dos alunos ou Cooperação |
Espaço de publicação e organização do trabalho dos alunos, através do Portfólio e Diário de Bordo. Mural (espaço para pequenos recados), o Perfil é um espaço de apresentação dos participantes do curso. O recurso Grupos permite a organização dos alunos e oferece um espaço comum de publicação, o Portfólio do Grupo.
4 - Ferramentas de Administração |
São ferramentas de apoio ao formador no gerenciamento da parte administrativa do curso
A - Gerenciamento do curso
Oferece os recursos para o Coordenador do curso e Formadores (professores) administrarem o cronograma do curso, inscrições, ferramentas disponíveis do ambiente, etc
B - Gerenciamento de alunos
Ferramenta que fornece acesso a relatórios sobre o acesso, freqüência no ambiente utilização das ferramentas por parte dos usuários. C - Ferramenta de apoio à autoria
Ferramentas que permitem ao professor transferir para o ambiente todo o material didático que necessita, atualizar agenda e habilitar outras ferramentas. que permitem ao formador transferir para o Ambiente todo o material didático que necessita, além de atualizar a Agenda, a Dinâmica e possibilitar a seleção de ferramentas, etc..
AGENDA:
É a página de entrada do curso com a programação do dia e dados referentes à programação do curso em questão.
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DINÂMICA DO CURSO:
- Contém informações sobre a metodologia e a organização do curso.
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ATIVIDADES:
- Apresentam as atividades a serem realizadas durante o curso.
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MATERIAL DE APOIO:
- Apresenta informações úteis relacionadas à temática do curso, subsidiando o desenvolvimento das atividades propostas.
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LEITURAS:
- Apresentam artigos relacionados à temática do curso e algumas sugestões de revistas, jornais, endereços na Web, etc.
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PERGUNTAS FREQÜENTES:
- Contém a relação das perguntas realizadas com maior freqüência durante o curso e suas respectivas respostas.
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PARADA OBRIGATÓRIA:
- Contém materiais que visam desencadear reflexões e discussões entre os partipantes ao longo do curso.
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MURAL:
- Espaço reservado para todos os participantes disponibilizarem informações consideradas relevantes no contexto do curso.
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FÓRUNS DE DISCUSSÃO:
Permitem acesso a uma página que contém os tópicos em discussão naquele momento do andamento do curso, permitindo o acompanhamento da discussão através da visualização de forma estruturada das mensagens já enviadas e a participação na mesma por meio do envio de mensagens.
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BATE-PAPO:
- Permite uma conversa em tempo-real entre os alunos do curso e os formadores. Os horários de bate-papo com a presença dos formadores são marcados na " Agenda" . Se houver interesse do grupo, o bate-papo pode ser utilizado em outros horários.
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CORREIO:
- É um sistema de correio eletrônico que é interno ao ambiente. Assim, todos os participantes de um curso podem enviar e receber mensagens através deste correio. Todos, a cada acesso, devem consultar o conteúdo deste recurso a fim de verificar as novas mensagens recebidas.
Permite aos alunos e formadores entrarem em contato com o suporte do Ambiente (administrador do EduEAD) através de e-mail.
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GRUPOS:
- Permitem a criação de grupos de pessoas para facilitar a distribuição de tarefas.
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PERFIL:
- Todos os participantes de um curso preenchem um formulário com perguntas que resultam no perfil de cada um. A idéia desse recurso é, em princípio, fornecer um mecanismo para que os participantes possam se conhecer e desencadear ações de comprometimento entre todos, abrindo caminho para a escolha de parceiros para desenvolver as atividades do curso (formação de grupos de pessoas com interesses em comum). Além disso, este recurso também permite a edição de dados pessoais.
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DIÁRIO DE BORDO:
- Utilizado para facilitar que os alunos descrevam e reflitam sobre seu processo de aprendizagem. Enfim, o aluno pode descrever, registrar, analisar seu modo de pensar, expectativas, conquistas, questionamentos e suas reflexões sobre a experiência vivenciada no curso e na atividade de cada dia. As anotações dos alunos poderão ser lidas e comentadas pelos formadores.
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PORTFÓLIO:
- Nesta ferramenta os participantes do curso podem armazenar textos e arquivos a serem utilizados ou desenvolvidos durante o curso, bem como endereços da Internet. Esses dados podem ser particulares, compartilhados apenas com os formadores ou compartilhados com todos os participantes do curso. Cada participante pode ver os portfólios dos demais, podendo ainda fazer comentários sobre eles.
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ACESSOS:
- Permite acompanhar a freqüência de acesso dos usuários ao curso e às suas ferramentas.
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INTERMAP:
- Permitem aos formadores visualizar a interação dos participantes do curso nas ferramentas Grupos de Discussão e Bate-Papo.
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OS FORMADORES TÊM ACESSO A TODAS AS FERRAMENTAS CITADAS ACIMA E ACESSO EXCLUSIVO ÀS FERRAMENTAS ABAIXO:
ADMINISTRAÇÃO:
- Permite aos formadores disponibilizar materiais nas diversas ferramentas do ambiente, bem como configurar opções em algumas delas. Permite ainda gerenciar pessoas que participam do curso.
As ferramentas disponibilizadas dentro da Administração são:
Visualizar / Alterar Dados do Curso;
Visualizar / Alterar Cronograma do Curso;
Escolher Ferramentas do Curso;
Destacar Ferramentas;
Inscrever Formadores;
Inscrever Alunos;
Gerenciamento de Inscrições;
Gerenciamento de Alunos / Transformar em Formador;
Gerenciamento de Formadores / Transformar em Aluno;
Alterar nomenclatura do coordenador;
Enviar Senha.
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SEGURANÇA DO SISTEMA EDUEAD: |
Autenticação de acesso:
O ambiente possui um esquema de autenticação de acesso aos cursos, para que formadores e alunos tenham acesso ao curso é necessária uma senha e identificação pessoal (login) que são solicitadas aos participantes sempre que ele acessar ao curso.
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